Plantas no quarto de dormir

gabi-pileggi-quarto-01.jpg

Esse é um assunto bem interessante e que dá muito pano pra manga. Já recebi mensagens de muitas pessoas que, como eu, cresceram acreditando que não se podia ter plantas no quarto, já que elas respiram como nós durante à noite e que, portanto, roubariam nosso oxigênio.

De repente a gente começa a ver nas mídias sociais milhares de fotos de quartos todos decorados com plantas. Alguns deles parecem verdadeiras florestas!

E então? Pode ou não pode???

gabi-pileggi-quarto-02.jpg

Em 1989 a NASA publicou um estudo que está totalmente ligado à nossa questão: Plantas que podem ser cultivadas dentro de casa para ajudar a melhorar a qualidade do ar.

Esse estudo, além de comprovar que algumas plantas conseguem remover substâncias tóxicas do ar, nos mostra que certas espécies podem ser boas aliadas para os espaços de dormir, com efeitos não só purificadores, mas também calmantes.

gabi-pileggi-quarto-03.jpg

Falei sobre isso num Episódio do Mais Cor Por Favor da GNT - e trago aqui relação de algumas delas, que encontramos com facilidade no Brasil:

 - Hera Inglesa (Hedera helix)

Ajuda a purificar o ar removendo Tricloroetilenos, Benzeno, Formaldeídos. Estudos recentes indicam que a hera ajuda na redução do mofo e fungos. Portanto, é indicada para quem tem asma ou problemas respiratórios.

A Hera Inglesa é conhecida como uma planta de crescimento vigoroso utilizada muitas vezes como forração, trepadeira e por vezes, pendente. Pode ser cultivada à meia sombra ou sol pleno.

É uma planta tóxica – manter fora do alcance de crianças e animais!

 - Clorofito (Chlorophytum comosum)

Conhecida por ser umas melhores plantas para a limpeza do ar. Reduz os formaldeídos, absorve odores e fumaça, além de manter altos níveis de oxigênio no ambiente, o que acarreta numa melhora da qualidade do sono.

O Clorofito é uma herbácea de porte pequeno e facilmente cultivada. Pode ser cultivado tanto à meia sombra quanto ao sol pleno.

 - Espada de São Jorge (Sansevieria)

A Espada de São Jorge purifica o ar, auxiliando também na remoção dos componentes tóxicos citados anteriormente. Ela libera oxigênio durante o período noturno! Por isso alguns estudos atribuem a Espada de São Jorge a capacidade de te revigorar, de renovar a sua energia. Outros estudos mostram que ela ajuda na prevenção de irritações nos olhos, de problemas respiratórios e de dores de cabeça.

A Espada de São Jorge é uma planta muito resistente. O seu cultivo se da em sombra, meia sombra e sol pleno.

 - Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)

O Lírio da paz, assim como as outras, remove substâncias toxicas do ar e também promove um aumento de até 5% da umidade no ar, que é muito benéfico para a nossa respiração. Esse aumento de umidade do ar ajuda na eliminação de micróbios, grandes causadores de alergias, e ajuda no alívio da secura dos olhos, nariz e garganta.

Ele pode ser cultivado sob luz difusa e meia sombra.

É uma planta tóxica – manter fora do alcance de crianças e animais!

- Jasmim (Jasminum)

Os Jasmins, através de seu aroma adocicado, promovem o relaxamento corporal e reduzem a ansiedade, melhorando de forma significativa a qualidade do sono.

Eles podem ser cultivados a pleno sol ou meia sombra. Para obter a melhora da qualidade do sono o ideal é serem plantados ao lado das janelas dos quartos (dentro ou fora de casa).

- Lavanda (Lavandula)

A lavanda é indicada em para induzir o sono e reduzir a ansiedade. Sua essência é utilizada em diversos tratamentos para relaxar e dormir.

Seu cultivo dentro de ambientes fechados é um pouco limitado, pois a lavanda precisa de sol pleno e boa ventilação.

- Babosa (Aloe Vera)

A Babosa está na lista da NASA entre as tops de geração de oxigênio (ajuda a promover um sono profundo) e melhoramento da qualidade do ar.

Deve ser cultivada no sol direto, ou seja, na janela de sua casa que bate sol.

- Areca (Dypsis lutescens)

A Palmeira Areca é uma planta muito boa para os ambientes de dormir. Ela aumenta, assim como o Lírio da Paz, a umidade do ar, promovendo um sono e respiração mais tranquilos.


gabi-pileggi-quarto-04.jpg

A lista de plantas amigas é bem grande, cada uma com sua propriedade e nos auxiliando de alguma forma.

O link da pesquisa que a NASA apoiou está aqui e você pode conferir mais algumas espécies e seus benefícios: https://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/19930073077.pdf

Ainda não tem planta no quarto??? Tá perdendo tempo! Ou melhor, qualidade de sono!!!

gabi-pileggi-quarto-05.jpg

 

Gabi ADMIN